Seguidores

quarta-feira, 1 de março de 2017

Regularizar Título de Eleitor

Cartórios Eleitorais divulgam lista de eleitores que não votaram nas três últimas Eleições

Imagem: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

A partir dessa quinta-feira (22) os Cartórios Eleitorais disponibilizam, em suas sedes, a lista com a relação de eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições e não justificaram a ausência. No Pará, 67.566 eleitores estão nesta situação e poderão ter os títulos cancelados, caso, não compareçam as unidades da Justiça Eleitoral, no período de 2 de março a 2 de maio, para regularizar a situação.

A disponibilização da lista de “faltosos” por parte dos Cartórios atende o Provimento nº 1/2017, da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), que estabelece a data de 22 de fevereiro para o inicio da divulgação e o mínimo de 10 dias para a disponibilização da lista para a consulta pelos interessados.
O eleitor, que estiver na lista, deverá apresentar: documento com foto que comprove sua identidade; título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa; ou de dispensa de recolhimento. O não comparecimento para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, a ser efetivado de 17 a 19 de maio deste ano.  
É importante lembrar que cada turno do pleito é considerado uma eleição e que a Justiça Eleitoral não expedirá nenhuma notificação ao eleitor informando sobre a pendência no cadastro eleitoral.
Leia na íntegra o Provimento nº 1/2017


Leia Também:

No Pará, mais de 67 mil eleitores podem ter títulos cancelados