Seguidores

sábado, 9 de julho de 2016

Eleição 2016 - Nomes para disputa de prefeito e vereadores em Novo Progresso na reta final



Pré-candidatos a Prefeito e Vereadores de Novo Progresso começam a definir
 
Faltando menos de trinta (30) dias para definir o quadro político de quem vai para a disputa nesta  eleição , o meio político local começa a fervilhar.

Nomes de pretensos postulantes ao Executivo Progressense  vão sendo lançados, mas por enquanto oficialmente somente três partidos  mantém o nome e  assume a pretensão.

Poucas serão as opções para a prefeitura , anteriormente, nomes como Edson Santarém ,Madalena Hoffmam, Macarrão,  Gisela Brigman, Gelson Dil, Gilberto, Oneide Belling, Tony Fabio, Joviano Osvaldo Romnholi, Neri Prazeres, José Sebold, Claudio Piran e Otacir (Boi Forte), estavam na mídia como possíveis candidatos, mas fechando o quadro político local talvez três partidos ainda podem concorrer para esta eleição, disputando o comando da prefeitura.


PDT, PSDB e PSC, são os partidos que ainda divulgam que  podem lançar candidatura para prefeitura de Novo Progresso.  


PDT- O partido tem dois nomes já como pretensos candidatos, Claudio Piran e José Sebold podem entrar na disputa interna e ver quem vai ser o candidato do partido, outro postulante seria o pecuarista Romeu Piran, caso passe pela  convenção no inicio do mês de agosto.


PSDB – Tem o nome da ex-prefeita Madalena Hoffman como candidata nesta eleição, a possibilidade do ex-secretário de educação Gilberto ser o vice na chapa.



PSC- O atual prefeito de Novo Progresso Ubiraci Soares (Macarrão), é o candidato oficial do partido, segundo os bastidores já esta fechado para o PMDB ser o vice da chapa, o nome ainda não foi divulgado, mas tudo indica que o ex-prefeito Neri Prazeres possa vir compor como vice.


 Legislativo

Por outro lado, a disputa mais acirrada vai ficar para o Legislativo dos nove vereadores até agora nenhum anunciou que fica forra da disputa,  entre eles  a possibilidade de reeleição de 60% voltarem para casa de leis, embora com a popularidade baixa , o quadro político local da esta possibilidade de retornarem.


Siglas

Outros partidos como DEM,PPS,PR,PT,PSB,PROS,SD,PRB, se articulam nas composições para fechar quadro para disputa no legislativo que a legenda deve ficar na casa dos 1600/1800 votos.


Suspense

O suspense quanto a situação política local , no entanto, será mantido até o período das convenções partidárias. Por enquanto a única certeza que existe é que o surgimento de outra opção será algo excepcional.


Reviravolta

O “balaio de gatos” que atende pelo nome de PMDB tem hoje como alternativa o atual presidente da Câmara de Vereadores, Edemar Onetta, o empresário Gelson Dill e o próprio cacique do partido Neri Prazeres no entanto, fontes ligadas ao prefeito Macarrão,  garantem que já estão acontecendo entendimentos entre os dois políticos no sentido de superar as diferenças que surgiram , para tentar unir novamente os dois grupos.

Desmame

O difícil vai ser o desmame político de décadas PSDB/PMDB, a trajetória mostra que nunca tiveram separados na disputa Municipal, caso venha realmente acontecer , vai ser uma inovação na política local.

Descartado

Já entre os políticos que antes tinham pretensão de concorrer e hoje descartam tal possibilidade estão o empresário Edson Santarém que pretendia entrar na disputa pelo PTB, se afastou desta pretensão, o real motivo ainda não foi divulgado pelo empresário.


 Ex-Prefeitos

Os ex-prefeitos Osvaldo Romanholli (PR), Tony Fabio  e Joviano de Almeida ainda não divulgaram publicamente se entram na disputa.

Final

Neste contexto é perigoso fazer qualquer tipo de especulação acerca de favoritos, mas a tendência é que desta  vez a disputa seja polarizada entre o PSDB ,PDT e PSC.