Seguidores

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Eleiçoes nas Escolas



Eleições Para Diretor


Um dos principais motivos para a implantação das eleições de diretores foi a possibilidade do sistema eletivo acabar com as práticas tradicionalistas calcadas no clientelismo.Em Novo Progresso é regulamentada pela Lei Municipal 288/2010 de Autoria do Vereador Adecio Piran(PDT).



Na Gestão Democrática o dirigente da escola será escolhido pelo voto.

 A comunidade (Alunos,Pais,Professores) que o eleger votará naquele que, na sua avaliação, for o melhor e que pode contribuir para implementação do PPP. Todavia existem outras formas de escolha de diretor, que fazem parte da maioria das escolas públicas do Brasil, tais como:



Nomeação: O gestor é escolhido pelo Poder Executivo, podendo ser substiuído a qualquer momento, de acordo com a conveniência e o momento político, estabelecendo assim uma prática clientelista.
Outras formas Leia AQUI.                                                   



Eleição: é através desse processo, que a vontade da comunidade escolar vai prevalecer, pois é uma escolha feita através do voto direto, representativo, por escolha uninominal ou, por listas tríplices ou plurinominais. Essa é a maneira que mais favorece o debate democrático na escola, o compromisso e a sensibilidade política por parte do diretor, além de permitir a cobrança e a co-responsabilidade de toda a comunidade escolar que participou do processo de escolha.



Na medida em que os atores da escola exercitam seu direito de voto, eles estão exercitando a sua cidadania. Com a abertura para o diálogo poderá surgir conflitos de interesses, todavia, existirá uma reflexão critica sobre a realidade que fazem parte, e com isso, o surgimento de soluções através da democracia.
Veja quem concorre na sua escola AQUI