Seguidores

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Representante do MPF/PA é eleito procurador do ano

Associação Internacional elege membro do MPF/PA como Procurador do Ano 

Daniel César Azeredo Avelino

A International Association of Prosecutors (IAP) premiou o procurador da República Daniel César Azeredo Avelino com o prêmio de Procurador do Ano (Prosecutor of the Year). A premiação foi realizada neste domingo, 23 de novembro, durante a 19ª Conferência Anual da IAP, que ocorre em Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Azeredo foi premiado pelos resultados alcançados na proteção do meio ambiente e dos direitos de comunidades hipossuficientes da Amazônia com a campanha Carne Legal. Por meio de termos de ajustamento de conduta e ações civis públicas, ele levou mais de cem grandes empresas a parar de adquirir carnes, peles, cosméticos e gêneros alimentícios produzidos por fazendeiros que exploravam o trabalho escravo, faziam uso da violência para grilar terras, invadiam territórios ocupados por indígenas e desmatavam a floresta para explorar a agricultura e a pecuária. De 2009 a 2014, cerca de 120 mil propriedades rurais no Pará foram inseridas no cadastro ambiental devido a essas iniciativas.
Os trabalhos do Ministério Público Federal (MPF) ligados ao tema Justiça de Transição foram premiados com o Prêmio por Realização Especial (Special Achievement Award). Por serem correlatas, as candidaturas à premiação de membros envolvidos com o Grupo de Trabalho Justiça de Transição foram reconhecidas conjuntamente.
Sendo assim, recebem a honraria a subprocuradora-geral da República Raquel Elias Ferreira Dodge, e os membros que compõem o GT de Justiça de Transição do Rio de Janeiro: Antonio do Passo Cabral (coordenador), Sérgio Gardengui Suiama, Ana Cláudia de Sales Alencar, Tatiana Polio Flores, Eduardo El-Hage, Eduardo Santos de Oliveira e Vanessa Seguezzi.
Saiba mais – A IAP congrega e representa mais de 170 procuradorias-gerais e associações de classe ao redor do mundo e que atua como órgão consultivo da Organização das Nações Unidas (ONU) em matérias afetas ao funcionamento dos Ministérios Públicos, bem como aos direitos e garantias de seus membros.