Seguidores

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

IBOPE - TUDO IGUAL PARA GOVERNO NO PARÁ

Helder tem 38%, Jatene, 37%, e Marco Antonio, 3%, aponta Ibope

Foto-G1
Margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Instituto entrevistou 812 eleitores entre 11 e 14 de agosto.Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (16) aponta o candidado Helder Barbalho (PMDB), com 38% das intenções de voto na corrida eleitoral deste ano. Em seguida, aparece o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), com 37%. Os candidatos Marco Antônio (PCB) e Zé Carlos (PV) estão empatados com 3%.

Encomendada pela TV Liberal, esta é a primeira pesquisa realizada após o registro de candidaturas.
Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Helder Barbalho (PMDB) - 38% das intenções de votoSimão Jatene (PSDB) – 37%Marco Antonio (PCB) – 3%Zé Carlos (PV) – 3%Elton Braga (PRTB) – 2%Marco Carrera (PSOL) – 2%
Brancos e nulos – 6%
Não sabe – 9%
A pesquisa foi realizada nos dias 11 e 14 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 44 municípios do estado.  A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob registro nº PA-00004/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00379/2014.

Pesquisa espontânea
Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Ibope perguntaram ao eleitor em quem votará (sem apresentar a ele a relação de candidatos), 24% mencionaram Jatene. Veja abaixo:
- Simão Jatene: 24%
- Helder Barbalho: 22%
- Menções a outros candidatos: 2%
- Brancos e nulos: 9%
- Não sabe 43%
Rejeição
O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é do peessedebista Simão Jatene, que tem 32%. Na sequencia aparecem Helder Barbalho (24%). Os demais candidatos apresentam índice de rejeição entre 12% e 16%. Eleitores que declararam possibilidade de votar em qualquer um dos candidatos somam 10% e 21% não responderam. Os entrevistados podiam citar mais de um candidato.
Avaliação do governador
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação ao governo Jatene. Segundo o Ibope, 26% disseram que ele é "ótimo ou bom". Outros 44% afirmaram que ele é regular. Os que dizem que ele é “ruim ou péssimo” somam 28%.