Seguidores

sábado, 11 de janeiro de 2014

MPE

Improbidade administrativa pode ser denunciada por endereço eletrônico

MPE de Santarém disponibiliza endereço através de Promotoria.
Cidadão deve se identificar, mas pode pedir sigilo da fonte.

O Ministério Público do Estado está disponibilizando, através da Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais e Probidade Administrativa do Ministério Público de Santarém, oeste do Pará, um endereço eletrônico para receber denúncias, informações e sugestões relacionadas a atos de improbidade administrativa.
Anteriormente, as denúncias só podiam ser feitas de maneira presencial, na sede do MPE em Santarém. O órgão disponibilizou o endereço após a volta do recesso de fim de ano, nesta terça-feira (7).
O endereço disponibilizado é pjprobidadestm@mp.pa.gov.br . Ao enviar as denúncias, o cidadão deve se identificar, preenchendo dados pessoais como telefone, número de celular, e pode, também, solicitar sigilo da fonte. As denúncias serão avaliadas pela promotoria, para posterior apuração, se for o caso.
Improbidade administrativa
A Lei Federal n° 8429/92 trata dos atos de improbidade praticadas por qualquer agente público. É caracterizada, pela violação aos princípios da moralidade, impessoalidade e economicidade e enriquecimento ilícito no exercício. As disposições da lei alcançam todas as pessoas qualificadas como agentes públicos, na administração direta, indireta e fundacional, ainda que transitoriamente, com ou sem remuneração, bem como as empresas incorporadas ao patrimônio público.
São abrangidos aqueles que, mesmo não sendo agentes públicos, induzam ou concorram para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficiem sob qualquer forma, direta ou indiretamente. Neste sentido, são equiparados a agentes públicos, ficando sujeitos às sanções previstas na lei, os responsáveis e funcionários de pessoas jurídicas de direito privado que recebam verbas públicas e promovam o seu desvio, apropriação, ou uso em desconformidade com as finalidades para as quais se deu o repasse. Do G1 Santarém