Seguidores

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sindiminério-MT participa de audiência pública para debater novo Código da Mineração

Representantes do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minérios de Mato Grosso (Sindiminério-MT) participam de audiência pública, na cidade de Itaituba, no Pará, para debater o novo Código da Mineração, que está em tramitação na Câmara dos Deputados. O evento será no Ginásio de Esportes da cidade, na próxima quinta-feira (24/10), a partir das 8h. 
Para o presidente do Sindiminério-MT, Laerte Lisboa, será o momento do setor mostrar que está unido e fazer as cobranças necessárias em prol da mineração, principalmente para as cidades de Mato Grosso e do Pará, que dependem da renda do garimpo como Itaituba, Novo Progresso, Trairão, dentre outras. “Não adianta só as lideranças irem a Brasília, se reunir com deputados, os garimpeiros precisam se mobilizar para estarem presentes nesta audiência pública”, destaca o presidente, que aguarda a participação das cooperativas de Mato Grosso, pois, segundo ele, os pequenos e médios mineradores serão os grandes prejudicados com a aprovação do novo marco regulatório.
Recentemente, representantes da mineração de todo país estiveram reunidos com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, em Brasília, para tratar sobre o novo Código da Mineração e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 405, que cria aposentadoria especial e pensão para garimpeiros. O autor da proposta, deputado federal Cleber Verde, do Maranhão, confirmou participação na audiência pública.
Também confirmaram presença os deputados federais Leonardo Quintão (MG), José Priante (PA), Gabriel Guimarães (MG), Beto Faro (PA) e Sebastião Bala (AP). Fonte:www.odocumento