Seguidores

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pará foi o 2o Estado que mais desmatou em dezembro

Desmate chegou a 22 km², equivalente a 25% do território amazônico do país
 
O Pará foi responsável pela segunda maior área desmatada da Amazônia Legal, em dezembro do ano passado. O Estado destruiu 22 km² de floresta, o que representa mais de um quarto do total desmatado pelas nove Unidades da Federação (UF), que compõem o território. Entre agosto e dezembro, o Estado desflorestou 176% a mais do que o mesmo período observado em 2011. Nos últimos cinco meses de 2012 foram 635 km de área florestal prejudicada, contra 230 km² desmatados na mesma época do ano anterior a esse.
Em dezembro de 2012, a área da Amazônia Legal desmatada chegou a 82 km², sendo que o Mato Grosso, sozinho, eliminou 47 km² de floresta, 57% do total. O desmatamento acumulado no período de agosto de 2012 a dezembro de 2012 totalizou 1.288 quilômetros quadrados. Houve aumento de 127% em relação ao período anterior (agosto de 2011 a dezembro de 2011) quando o desmatamento somou 568 quilômetros quadrados. Os números foram divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), por meio do Boletim do Desmatamento (SAD).
O Pará tem ainda um município na lista de cidades que mais desmataram, de acordo com a pesquisa. É Cumaru do Norte, que aparece em segundo lugar na lista, com 10,1 km² desflorestados, em dezembro, logo atrás de Santa Carmem, no Mato Grosso, com 12,7 km² desmatados. O Estado nortista esteve, também, com o maior número de assentamentos de reforma agrária entre os dez mais afetados pelo desmatamento. Itamaraty, Herminio Brito, Santa Julia, Rio Preto, Nicobran, Vida Nova, Padovani, São Pedro e Boa Esperança I e II foram prejudicados por quase 7 km² de desmatamento. Em relação às áreas protegidas, o Estado nortista tem uma área prejudicada com 0,7 km² desmatados: Florex Rio Preto-Jacundá.
As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 261 quilômetros quadrados em dezembro de 2012. Fonte: Oliberal/Brasília com Rafael Querrer Da Sucursal