Seguidores

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

1º DE JANEIRO DE 2013

 
Posse
Aconteceu na manhã desta , terça-feira(01), a posse dos vereadores, prefeito e vice eleitos na última campanha eleitoral. O evento aconteceu no Salão da Igreja Asembleia de Deus, que estava completamente lotado. Segundo estimativas, mais de 2 mil pessoas passaram pelo local.
Romanholi
O grande aguardado da manhã, sem dúvida alguma, foi o prefeito Osvaldo Romanholi. Os trabalhos realmente tiveram início apenas após a sua chegada. O cerimonial começou conforme foi anunciado e o evento iniciou pontualmente às 9h00. Na portaria, um total aparato para os convidados e para a imprensa. A organização foi elogiada por muitos que ali estiveram.
Juramento
Os vereadores eleitos realizaram juramento às leis brasileiras, e entregaram suas cópias de declarações de Imposto de Renda. Na realidade, uma simples formalidade já que para participarem das eleições cópia deste mesmo documento foi encaminhado à Justiça Eleitoral. O primeiro a entregar seu IR foi justamente o vereador mais votado, e  reeleito presidente da casa,Ubiraci soares.
Reeleito
Macarrão foi reeleito, novamente, presidente do legislativo. Ele recebeu seis votos dos 9 possíveis, tendo como vice o vereador Luis Helfeinsten (PMDB). Como primeiro secretário foi eleito  Eloido Bertoldo (PR) e segundo secretário, Sebastião Bueno (PT). Havia uma expectativa sobre esta eleição pois até a véspera havia uma movimentação dentro do Partido do ex-prefeito Neri Prazeres o PMDB para que o grupo dos novos vereadores conseguisse emplacar um nome na presidência do legislativo. O articulador político era o vereador Chico Souza, do PMDB, que tinha em sua mão uma lista com assinaturas de seis nomes.
Protesto
Ao ver  a derrota, Chico Souza  anunciou que foi traido e que o judas estava ali presente, e sem citar nomes disse que a história estava se repetindo, pois assim como Judas traiu Jesus Cristo, outro Judas estava - naquele momento - se manifestando. Neste momento, os espectadores sorriam na Assembleia de Deus, já que muitos não queriam a eleição de Macarrão - a segunda em  três mandatos. Ao final da posse, comentarios que Chico Souza  estava com cópias das assinaturas de vereadores num compromisso de que estariam juntos "na alegria e na tristeza". Percebe-se que a promessa não se manteve.
Bateu? Levou...
Terminado este momento mais "caliente", e confirmada a eleição de Macarrão para a presidência do legislativo, Macarrão discursou. E bateu forte, sem citar nomes. Mandou claros recados de que não iria aceitar qualquer manobra de quem quer que fosse e que foi eleito para representar todos os vereadores e convidou os membros da outra chapa para fazer uma paerceria por Novo Progresso na Camara Municipal. Aliás, num dos trechos do discurso, disse que atualmente a relação do Executivo e Legislativo havia mudado, dizendo que "ao contrário de  anos atrás, quando os prefeitos eram outros, e nem vou dizer o que acontecia para não ofender famílias, hoje agradeço aos meus amigos,meus companheiros em especial a o povo de Novo Progresso e dedico esta vitoria a meu pai que faz dois anos agora em dezembro que faleceu,disse.
Luis Helfeisten
Outro que discursou, longamente, foi terceiro vereador mais votado e vice-presidente daquela sessão, Luis Helfeisten. Ele fez rasgados elogios ao "prefeito Osvaldo Romanholi", companheiro de mais de  anos Luiz comentou da alegria de estar representando o povo e afirmou os compromissos de campnha onde vai empenhar para cumprir.
Falando em Madalena
A ex-prefeita Madelena Hoffman (PSDB) foi convidado e compareceu na cerimônia de posse, ocupando um lugar na mesa. E mais: foi ovacionada e aplaudido em pé ao ter seu nome anunciado e no momento em que estava se dirigindo para seu lugar. No final, discursou e disse "Até Breve"os aplausos, na mesma proporção e intensidade, se repetiram.
Enquanto isso...
Atuais correligionários e colaboradores do prefeito Osvaldo Romanholi (PR) reclamaram até do convite feito ao ex-prefeito Neri Prazeres que estava representando os partidos politicos!! O clima, para alguns, não é de harmonia entre o governo que entra e aquele que está saindo e os que já sairam.
Discurso de Romanholi
Ao contrário de outras ocasiões, desta vez o prefeito Osvaldo Romanholi leu o seu discurso. Disse que era um momento emocionante e estava vindo preparado. Discorreu sobre alguns de seus projetos, elogiou o ato da prefeita comparecer no evento, ao mesmo tempo que lembrou deficiências grandes da cidade, principalmente nos ranking sociais e de vias urbanas e rurais. Aproveitou para agradecer a família, citou os secretários e disse acreditar que poderá fazer muito pela cidade. Tanto o seu discurso, quanto o de seu vice Dr. Juviano, foram elogiados pelos que estiveram no evento.
Transmissão de cadeira
Terminada a solenidade na Assembleia de Deus, e os cumprimentos habituais, todos foram convidados para a chamada "transmissão de cargo" só que a surpresa doi o local na APRONOP, para um suculento churrasco ao contrario de ir até a prefeitura de Novo Progresso...
Agora, resta esperar...
Falando em funcionário público, todos estão esperando anúncio de reajustes salariais, melhores condições de salários etc.. Essa foi uma das  promessas do prefeito Osvaldo Romanholi. Hoje, a equipe de transição e secretarios entraram na prefeitura e o que viram chamou atenção para o descaso da coisa publica, agora começam os ciclos de reuniões e anúncios de mudanças em alguns pontos da administração. Romanholi tem quatro anos para mostrar o porque foi eleito....