Seguidores

sábado, 4 de agosto de 2012

PARÁ

Operação vai coibir o desmatamento
Desmatamento em Serra

O desmatamento especulativo, feito geralmente por pessoas de fora do Pará, de forma ilegal, em áreas de fronteira é o alvo de uma operação de comando e controle que acontecerá a partir de 9 de agosto na região oeste do estado.
“Será uma grande operação que visa coibir o desmatamento ilegal no estado e punir os principais responsáveis pela prática. Formaremos bases avançadas, permanentes e contaremos com o apoio das forças policias e de helicópteros. Agiremos de forma efetiva para coibir este crime”, explicou o secretário extraordinário para coordenação do Programa Municípios Verdes, Justiniano Neto.


O Programa, criado a partir da experiência realizada pelo município de Paragominas rumo a um modelo de produção sustentável, criou um pacto para redução de desmatamento que visa o controle e fomento da atividade agropecuária no Estado.

A operação foi anunciada após o Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgar, esta semana, os índices de redução de desmatamento na Amazônia. Pelo segundo ano consecutivo, o Pará foi o Estado que apresentou a maior redução, de 42%, medida entre agosto de 2011 e julho de 2012.

Porém, o assunto ainda preocupa. No Pará, são 500 km2 desmatados anualmente, o que corresponde a uma área de 50 mi hectares, ou seja, 50 mil estádios de futebol como o Mangueirão.(Diário do Pará com informações da Agência Pará).